concurso de aquario.

sábado, 16 de abril de 2011

Principais Peixes de Aquário de água salgada.

Os peixes de água salgada no geral são mais ativos que os peixes de água doce. As cores são mais vivas e geralmente maiores.

Asfur (arusetta asfur)
  Peixe de nado gracioso e calmo, não indicado para principiantes. Necessita de dieta variada e a base de algas. Exigente com relação a qualidade da água, sendo um peixe característico do Mar Vermelho e costa da África. Atinge até 35cm.
Blue-faced (xanthometopodon) 
  Belíssimo peixe. Possui boa adaptação em cativeiro sendo necessariamente uma das últimas aquisições para o aquário devido a sua territorialidade. Atinge até 30cm, sendo originário das Filipinas e costa da Austrália.
Ciliaris (Holacanthus ciliaris) 
  Conhecido também por "Peixe-anjo-rainha", pois ao tornar-se adulto permanece apenas com uma roda azul na cabeça e corpo amarelo. É um peixe belíssimo, vítima de inúmeros aquaristas que não conhecem as exigências deste animal. Agressivo com outros peixes-anjos, não deve ser colocado na inicialização do aquário. Alimente-o com bastante algas. Atinge até 25cm.
Imperator (Pomacanthus imperator)
  Um triunfo para qualquer aquarista marinho,o Imperator é um peixe belíssimo que tem por uma das característiacas mais marcantes a mudança de cor para a fase adulta. Possui grande longevidade sendo necessariamente uma das últimas aquisições para o aquário devido a sua territorialidade. Atinge até 30cm, sendo originário das Filipinas e costa da Austrália.
Narvachus (Euxiphipops narvachus) 
  Peixe de nado gracioso e calmo, não indicado para principiantes. Necessita de dieta variada e a base de algas. Exigente com relação a qualidade da água, sendo um peixe característico do Oceano Índico e costa da Austrália. Atinge até 25cm
Paru (Pomacanthus paru) 
  Muito comum na costa brasileira, o paru é o peixe que mergulhadores conhecem comumente como "Frade". É um peixe belíssimo, vítima de inúmeros aquaristas que não conhecem as exigências deste animal. Agressivo com outros peixes-anjos, não deve ser colocado na inicialização do aquário. Alimente-o com bastante algas. Atinge até 25cm.
Passer (Holacanthus passer)
  Um dos mais agressivos e territoriais  peixe-anjo, não deve ser colocado na inicialização do aquário. Quando filhote assemelha-se muito a o Ciliares. Alimente-o com bastante algas. Adquira animais de pequeno porte(5 a 7 cm) pois adaptam-se melhor ao cativeiro. Atinge até 25cm.
Coral Beuaty (Centropyge bispinosus) 
  Quando adaptado é sem dúvida um dos mais belos "anjos pigmeus". Não apresenta caráter agressivo nadando em todos os tanques do aquário. Atinge até 12cm.
Centropigue Bicolor (Centropyge bicolor)
  Ótimo  para aquários comunitários e que se adapta a qualquer tipo de ração. Varie a dieta para que peramaneça com a coloração bem definida. Cresce até 15cm.
Centropigue Nacional (Centropyge acanthops)
  Peixe muito interessante para aquários comunitários e que se adapta muito bem com ração floculada, algas e alimentos vivo. Encontrado no nosso litoral, sendo um pouco exigente com relação a qualidade de água. Atinge 8cm.
Eibli (Centropyge eibli) 
  Um pouco exigente a qualidade de água mas adapta-se muito bem a aquários de pequeno porte (até 80 L). Quando bem adaptado adquire coloração exuberante. Atinge até 15cm.
Loriculos (Centropyge loriculos)
  Sem dúvida o centropige de coloração mas intensa e um dos mais cobiçados peixes da aquariofilia marinha. Importante que se alimente de algas marinhas para que mantenha sua coloração. Coloque-o como uma das últimas aquisiçoes. Atinge até 15cm.
Potteri (Centropyge potteri)
  De coloração muito viva e radiante, este centropige é um dos mais exigentes com relação a qualidade de água. Varie, assim como demais centropiges, sua dieta ao máximo para que mantenha sua coloração. Atinge até 1Ocm, sendo um dos menores do gênero.
Azul (Chrysiptera cyanea)
  Resistente e ótima para iniciantes. O problema é que nas primeiras semanas ela já faz seu território e transforma a vida dos demais peixes num inferno, ideal portanto colocá-la como uma das últimas adições. Atinge até 6cm.
Chocolate (Dascyllus marginattus)
  Só coloque uma por aquário, não sendo tolerantes com outra donzelas, mas vivem bem com palhaços. Quando em loja não demonstram nada do seu colorido, mas quando adaptadas... Atingem até 5cm.
Dominó (Dascyllus trimaculatus)
  Uma graça de peixe quando pequeno, tornando-se um tanque de guerra meses depois. São intolerantes para com outras donzelas e em cativeiro não vivem em grupo. Criam com muita facilidade em cativeiro e atingem até 12cm.
Four striped (Dascyllus melanurus)
  Muito parecido com a D.aruanus cuja nadadeira traseira é transparente e leva o nome de "Tree striped". Atinge até 7,5cm e já tem-se notícias de sua reprodução em cativeiro.
Gregório (Stegastes leucostictus)
  Animal extremamente territorial, um adulto defende até 2m2 em seu território natural. Conselho:evite-a. Atinge até 15cm.
Neon Velvet (Paraglyphidodon oxydon)
  Uma graça de peixe quando pequeno, pedendo as faixas azuis quando cresce. Atinge 10cm. Necessita de bastante espaço
Yellow bellied (Pomacentrus pulcherimus)
  De coloração brilhante, não atinge grande tamanho quando adulto. É um ótimo candidato para aquários comunitários. Máximo 6cm.
Yellow Tailed (Chrysiptera parasema) 
  É um peixe bastante interessante para aquários comunitários e que pode ser colocado logo no início. Atinge até 10cm em cativeiro.
Bicinctus (Amphyprion bicinctus)
  Um dos mais interessantes para aquários marinhos, o palhaço Bicinctus tem uma caracteristica muito interessante, ele entra em qualquer coisa que se pareça com uma anêmona: luvas cirúrgicas, tufos de lã, é um palhaço pouco exigente com relação a onde ele entra. Atinge até 14cm e já foi conseguido inúmeras reproduções em cativeiro.
Ocellaris (Amphiprion ocellaris)
  quem não teve ou terá um ocellaris? Muito confundido com o A.percula sendo o último mais colorido e caro. Eles não são contra anêmonas do tipo "Florida". São um dos peixes mais comercializados do mundo e criam com freqüência em cativeiro. Pacíficos, interessante mantê-los com outros da mesma espécie. Atingem até 7,5cm
Skunk (Amphyprion sandaracinos)
  Um pouco sensíveis a má qualidade de água e são mais dependentes de uma anêmona para seu bom desenvolvimento em cativeiro. São muito dóceis e não devem ser colocadas com  espécies agressivas. Atingem até 11cm.
Tomate (Amphyprion frenatus)
  Ideais para aquários de grande porte por atingirem tamanho maior que outros palhaços. Podem ser colocados com outros da mesma espécie na presença de uma anêmona, ou melhor colocar animal só. Fêmea adquire coloração preta e machos mantém a vermelha. Até 14cm.
Hepatus  (Paracanthurus hepatus) 
  É facilmente um dos membros mais populares da "Tang family" nos aquários do mundo. Brincalhão, resistente, dócil, adora se esconder por entre as pedras, o que lhe dará alguns arranhões no decorrer dos anos. Muito sucetível a Oodinium, deve estar muito bem adaptado para ser levado ao aquário comunitário. É um comedor de algas filamentosas de primeira. Região onde é encontrado: Oceania e costa da África. Atinge até 26cm.
Naso (Naso lituratus)
  Este peixe só mostrará toda sua beleza na fase adulta, aliás exemplares adultos podem ser comprados sem temor. Adoram folhas verdes, o que aliás deve ser dado no começo constantement, quando da sua adaptação. Evite colocá-lo com cirugiões do mesmo tamanho no aquário, pode haver territorialidade. Encontrado da Oceania ao Mar Vermelho. Atinge até 45cm
Powder-blue  (Acanthurus leocosternon)
  Este incrível peixe - um dos mais belos peixes-cirugiões, mostrou-se ser bastante resistente e sua manutenção em cativeiro e ao mesmo tempo intolerante com outros cirurgiões. Deve ser alimentado com algas pelo menos duas vezes por semana para que mantenha seu colorido. Atinge até  20cm.
Powder-brown  (Acanthurus japoniscus)
  Muito parecido com o Powder-blue, o Japônicus, ou simplesmente Brown-tang, tem as mesmas características deste, porém tendo seu preço a metade. Bem adaptado desenvolve cores incríveis. Animais muito pequenos devem ser evitados,devido a má adaptação. Atinge também 20cm.
Sohal  (Acanthurus sohal)
  Maravilhoso nos seu colorido e majestade, é uma das mais belas aquisições para seu tanque. Pode ser adquirido em qualquer tamanho, desde que esteja se alimentando. Peça para o logista alimentá-lo antes de comprar. Quanto mais se desenvolve mais colorido se torna. Peixe encontrado na região do Mar Vermelho. Atinge 40 cm.
Veliferum (Zebrasoma veliferum)
  De fácil adaptação em cativeiro, este peixe adquire nas suas faixas uma tonalidade muito forte, não sendo normalmente um peixe agressivo e tolerante para demais cirugiões. Importante a colocação de folhas verdes para sua alimentação. O veliferum é hoje um peixe que ganhou bastante espaço nos aquários comunitários marinhos nos últimos anos. Atinge até 40cm se tiver espaço.
Yellow (Zebrasoma flavencens)
  Quem não conhece um Yellow-tang? Detalhe muito interessante para este peixe: experimente colocar 3 ou mais peixes de uma só vez. Eles formarão um cardume maravilhoso. Resistentes, esses peixes devem ser deixados com uma densidade baixa no começo para evitar a ação de parasitas (1.019..1,020), incrementando aos poucos. Encontrado na Oceania e costa da Austrália. Atinge até 15 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário