concurso de aquario.

sábado, 16 de abril de 2011

Peixe oscar.

                                
Hoje trazemos aqui um bichinho que é encontrado na Bacia Amazônica e nas represas das regiões nordeste e sudeste.
Esse peixe pode ser criado com outros peixes do mesmo tamanho ou ligeiramente menores, às vezes pode ser criado para o consumo humano e como predador de caramujos também. Ele consegue mudar a tonalidade se estiver bravo, assim como apresentarem uma membrana debaixo do opérculo.
O Oscar é resistente a doenças quando adulto, porém é mais sensível quando filhote. Ele tem o hábito de destruir tudo e qualquer decoração do aquário, por isso não se preocupe muito com essas coisas, além do mais consegue arrastar pedras pesadas, revolvem areia e arrancam plantas.
Este peixe é simpático e sociável e é capaz de reconhecer o seu tratador, pegar a comida na mão ou até mesmo pular para fora do aquário para apanhá-la. Costuma deixar que se façam carícias em seu dorso.

                       

Comprei um oscar com mais ou menos uns 2 anos, ele deve medir uns 6cm,
só que até agora que ja faz um dia que estou com ele, não comeu nada ainda, ele vem brinca o vidro do aquario mas não come a ração que a gente da para ele, o que tem de errado, porque ele não esta comendo?

Então o Oscar é um peixe muito sensível emocionalmente falando que costuma reagir em qualquer mudança e talvez por você ter adquirido ele depois dele estar acostumado com outro criador isso pode ter afetado um pouco e a forma que ele expressa essa ação é não comer.
Isso costuma ser normal no Oscar ele tem esse hábito podendo ficar até 1 semana sem comer mas não se preocupe continue dando a ração normalmente que uma hora a fome vai apertar e ele vai comer.
Espere esse tempo de uma semana a dez dias no máximo e ver como ele reage no dia a dia.

O meu peixe oscar esta descamando e agora o que pode ser?



Então pode ser estresse ou então pH da água pode estar diferente normalmente mais ácido, se o problema for o pH mais fácil pois é só tratar mas se for o estresse então você vai ter que verificar qual a causa pra tentar melhorar.

Posso colocar plantas naturais no aquário?



O mais recomendado é a planta artificial levando em consideração que as plantas naturais acabam soltando muito detritos na água e ainda são ótimas pra esconder caracóis. Já que é pra decoração o mais indicado é a artificial mesmo.

Meus peixes brigam sem parar isso é normal?



Então o Oscar é um peixe de difícil convivência e que briga sim por qualquer coisa, brigas são normais ainda que seja um macho e uma fêmea. Porém se forem constantes então a melhor opção é você separá-los.
O estresse em  excesso pode levar até a morte.

Meu peixe oscar está com umas machas meio fundas na cabeça, o que pode ser isso?



Isso pode acontecer por deficiência de alguma vitamina ou mineral como até mesmo ocasionada por fungos e bactérias. Outra coisa para se atentar é o que chamamos de Síndrome do Buraco Na cabeça que é um protozoário que provoca uma doença no animal bom isso seria mais complexo, e pra isso ocorrer a cabeça dele deve estar com buracos bem fundos. Procure um criador que pode te informar com mais exatidão o tratamento.

Qual a temperatura ideal para um peixe oscar? Qual o tamanho do aquário para um adulto? E o pH?



A temperatura deve estar entre 21 e 26°C. Quanto ao aquário deve ter tamanho suficiente para que ele possa se movimentar, um adulto pode viver num aquário de no mínimo 100 litros. O pH varia entre 6,0 e 7,5.

Peixe oscar enjoa da ração?



Sim eles podem parar de comer e esse pode ser um dos motivos eles simplesmente enjoam da alimentação que vem tendo e param de comer. Quando isso acontece a ração deve ser trocada.

O peixe oscar é territorialista?



Sim, eles podem se mostrar bem territorialistas por isso o ideal é criá-lo sempre sozinho.


                            

Um comentário:

  1. Tenho 2 oscas, eles são super amigos vivem muito bem, mais estão numa comilança danada só falta pula na minha mão pra pega a comida. isso e normal ?

    ResponderExcluir