concurso de aquario.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

HISTÓRIA DO JAPONÊS (KINGUIO)

Por estar presente nos fatos aquarísticos há centenas de anos, o Carassius auratus merece um comentário à parte. O peixe japonês, ou kinguio, teve sua origem no Tibet.

O gênero Carassius foi aplicado pela primeira vez por Conrado de Gesner, naturalista suíço, nascido em 1516 e falecido em 1565. O termo vem do grego "Karas", nome vernáculo de um peixe da antiga Grécia.
Nos diversos países, ele recebe os seguintes nomes:
Alemanha - GoldfishArábia - Sanak murian; Laun dhahabi
China - Chin Y'u; Kin - Y'uFrança - Poisson rouge
Japão - Kingyo; HibunaPortugal - peixe-japonês
Rússia - Zolatai ribkiTurquia - Mercan baligi

A diferença básica entre eles e a Carpa (Cyprinus carpio) se deve à ausência de barbilhões no japonês.

Segundo um relato de Schierig, data de 1369 a notícia oficial da criação de peixes na China, ocorrida durante a dinastia do Imperador Hung-Wu.

Em 1596, Chang Chi En-Tê escreveu Chu Sha Yu P'U ("Livro dos peixes vermelhos"), onde ele ensinava como mudar a água do vaso de porcelana, como proteger do frio e limpar os dejetos. Nascia, desta forma, a Aquariofilia e o primeiro livro específico. A primeira enciclópedia de que se tem notícia data de 1735 e se chamava "Ke-Chin-King-Yuan".

Jarras de porcelana pintadas com figuras de Kinguios foram encontradas nos conventos budistas de Hang-Chou.

Na Europa, o japonês foi levado primeiramente à França, em 1750, como presente para Madame Pompadour, a favorita de Luiz XV.

Na América, isso só ocorreu mais tarde, no século XIX, embora não com muita força.

Atualmente, podemos presenciar uma grande variedade destes peixes, tanto em cores, quanto em forma. Nas cores, temos os comuns esverdeados, dourados, alaranjados, vermelhos, pretos, brancos, rosas, cinzas, azulados e multicoloridos. Já quanto à forma, há comuns, cometas, telescópios, miracéus, oranda, bolhas, entre outros. Apesar de já haverem tantos tipos, ainda hoje há criadores tentando desenvolver novas variedades.
                                          

Um comentário:

  1. tenho um peixe japones e a comprei gravida,so que eu n tenho macho e nem plantas futuantes o que fazer?

    ResponderExcluir